Você cuida da limpeza do seu banheiro, varre, passa pano e utiliza produtos desinfetantes, mas mesmo assim aquele cheirinho desagradável de esgoto permanece. Frustrante, não acha? Saiba que o cheiro de esgoto de banheiro é mais comum do que se imagina e pode atingir qualquer residência. Mas de onde vem esse mau odor e como agir para neutralizá-lo?
Primeiro é preciso tentar identificar de onde o mau cheiro está vindo. As opções mais comuns são o ralo do chuveiro ou o ralo da pia. Cada um desses dispositivos têm suas particularidades e as ações são diferentes. Confira:
Índice
Se o mau odor é proveniente do ralo, talvez a peça responsável pela vedação do equipamento e impedimento da propagação de odores ruins esteja danificada ou tenha sido retirada por engano. É comum que muitas pessoas retirem tal peça sem saber de sua função importante.
Existem diversos modelos de ralos e nem todos são adequados para banheiros justamente porque nem todos foram desenhados para bloquear odores. Um erro comum de muitos moradores é trocar a tampa do ralo por outra que considere mais bonita mas não parar pra pensar que aquela tampa foi desenhada especificamente para aquele tipo de ralo e que, quando ela é trocada, a vedação que impede a propagação de mau odor é violada.
Além de checar o ralo para ver se todas as peças estão dispostas corretamente, é importante realizar limpezas constantes na caixa de coleta pois materiais como cabelos, por exemplo, podem acabar se acumulando e contribuindo para o cheiro ruim.
A maioria dos problemas de mau cheiro vindos da pia do banheiro acontece por causa de resíduos acumulados no sifão ou da articulação incorreta do mesmo. Sifão é aquele encanamento que liga o ralo à rede de esgoto. A maioria dos sifões são sanfonados, o que facilita a solução do problema. Profissionais recomendam que tal cano esteja sempre em formato de U, justamente para que haja acúmulo de um pouco de água, o que impedirá a propagação do mau cheiro. Uma dica simples é amarrar o sifão com barbante na região da curva do U para garantir que ele permanecerá na posição correta.
Pode ser que talvez haja materiais como cabelos presos no sifão, o que esteja causando o mau odor. Nesse caso pode ser feita a retirada cuidadosa do sifão para verificação e limpeza, o que contribuirá inclusive para ajudar e evitar entupimentos.
Existem diversos produtos químicos e desinfetantes disponíveis no mercado que prometem ajudar no combate ao cheiro de esgoto de banheiro. Eles podem ser úteis mas devem ser usados com cuidado, para que não comprometam o encanamento. Além disso, são paliativos, não resolvem o problema definitivamente.
Também existem alguns truques caseiros bastante usados para amenizar o problema de cheiro de esgoto de banheiro. A receita caseira mais comuns envolve a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Recomenda-se que se coloque 100 gramas de bicarbonato no ralo e em seguida 200 ml de vinagre. Além de repelir o mau cheiro, essa mistura também é poderosa para desentupir ralos.
Outro truque caseiro que promete bons resultados no combate ao mau cheiro é aplicar três colheres de sopa de fermento em pó no ralo e em seguida jogar cerca de 300 ml de água. A mistura não é corrosiva e pode ajudar de maneira paliativa a combater os odores indesejados.
Caso as ações simples descritas acima não estejam surtindo efeito, pode ser interessante contratar uma empresa especializada para averiguar melhor o que está causando o mau cheiro e como resolver o problema.
A Desentupidora Pernambucana é uma empresa que oferece serviços de desentupimento e limpeza de tubulações e dispositivos de banheiros, melhorando a funcionalidade do ambiente e qualidade de vida dos moradores. Entre em contato e saiba como eliminar o mau cheiro do seu banheiro com profissionais altamente qualificados e preços acessíveis.